terça-feira, 15 de novembro de 2011
Gengibre
Zingiber officialis é da família das zingiberáceas e se colhe como uma raiz (abaixo da terra) mas não é um alimento fonte de carboidratos como batata, mandioca, mandioquinha, cará e batata-doce. Tem sabor ardente, picante e é considerado um alimento “quente”. Pode ser usado ralado, fatiado fino, em conserva, espremido, seco, etc. Contem diversos Compostos Bioativos (CBAs) que são antioxidantes e melhoram funções gastrointestinais. Hipertensos devem tomar cuidado com o consumo.
Receita com gengibre:
Ingredientes: 100 ml de shoyu (se possível sem glutamato monossodico); 1 colher (chá) de Agar Agar; 3 colheres (sopa) de gengibre em conserva; 150 ml d´água; 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado; 2 filés de atum (com 2 dedos de espessura) de cerca de 150 gramas; sal a gosto; semente de gergelim à gosto; tomates-cereja (partidos ao meio) à gosto.
Modo de Preparo: Numa panela, acrescente o shoyu, o Agar-agar, o gengibre e a água, ligue o fogo (baixo). Cozinhe aproximadamente por 5 minutos. Acrescente a salsinha. Retire do fofo e reserve. Tempere o atum com sal à gosto e passe pelas sementes de gergelim para empanar. Coloque em uma panela ou grelha aquecida somente para cozer brevemente. Retire do fogo e sirva com a calda de shoyu. Enfeite com os tomates-cereja. Bom Apetite !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário