segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Princípios da Nutrição Clínica Funcional

Princípios da Nutrição Clínica Funcional:
* Individualidade Bioquímica: representa os fatores genéticos individuais, que irão influenciar o metabolismo, as necessidades nutricionais e, consequentemente, o estado de saúde e/ou doença. Cada indivíduo é um ser único, com características e necessidades específicas, que devem ser consideradas no momento em que se realiza um planejamento alimentar.
* Tratamento centrado no paciente, já que o indivíduo é considerado com um conjunto de órgãos e sistemas, que se comunicam entre si e que funcionam em sinergia. Ainda, é importante considerar que o organismo pode sofrer influência de diversos fatores como ambientais, emocionais, sócio-culturais, genéticos além de hábitos alimentares, história individual de patologias pregressas e uso de medicamentos, hábitos de vida e atividade física.
* Equilíbrio nutricional e Biodisponibilidade de nutrientes: é importante que os nutrientes sejam fornecidos em quantidades e relações equilibradas, para que possam exercer adequadamente sua função de nutrir as células, já que agem em conjunto e um depende do outro para que a sua ação seja efetiva. Ainda, é importante que os nutrientes sejam fornecidos em uma forma química que pode ser facilmente utilizada pelo organismo e que não exerça nenhum efeito deletério e/ou competitivo com outros nutrientes.
* Saúde como Vitalidade Positiva, buscando o equilíbrio físico, mental e emocional, por meio de uma alimentação equilibrada e individualizada.
* Interconexões em teia de fatores fisiológicos, considerando-se os fatores internos e externos (poluição ambiental, o estresse, a exposição regular a metais tóxicos) e suas influências sobre o organismo. Ainda, todos os processos bioquímicos endógenos estão inter-relacionados e dependem entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário